
Estou naquela fila quilométrica do banco, loteria, supermercado, seja lá onde for e derepente surge do nada uma mulher que avança na sua frente sem mais nem menos e tenta ser atendida primeiro.
Eu, como cidadão que tento fazer valer meus direitos, muito educadamente, pergunto o porquê dela ter feito isso. E recebo uma enxurrada de xingamentos e questionamentos do tipo:
- Você não está vendo que eu estou grávida, seu idiota?
E com a mesma delicadeza da criatura a minha frente , respondo:
-Não , sua imbecil, não estou vendo gravidez nenhuma, não está escrito na sua testa e muito menos visível nesse corpo disforme.
E, prontamente, exijo ao gerente do estabelecimento que a mesma se dirija aos caixas preferenciais, que tem esse nome justamente pra atender jumentas como essa que encontrei numa fila.
É impressionante como o povo gosta de tirar proveito em tudo.A Lei Federal 10.048/00 no seu artigo 1º diz que as pessoas portadoras de deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário, nos termos desta Lei. (Redação dada pela Lei 10.741, de 2003)
Até ai , ok!
Mas como saber que essas grávidas realmente estão grávidas, quando tal fato não é perceptível? Tem que mostrar exame de gravidez?? A lei não diz se é ou não necessário, mas acho que nem precisa estar escrito em lugar nenhum. É óbvio que você precisa provar que faz jus a tal direito. Como já comentei antes, trabalho com atendimento ao público e sempre observamos antes do atendimento se os velhinhos tem idade preferencial, se crianças com suas mães e pais são realmente de colo. E por que não exigir comprovação também para grávidas? Temos que adivinhar que elas estão "prenhas" quando não há como saber visivelmente? Cansei de ver mulheres lá na repartição onde trabalho se aproveitando de tal brecha na lei para se darem bem, basta ter uma pança gordurosa e rechonchuda que mandam aquela resenha de estarem grávidas e nada podemos fazer a respeito. Absurdo isso.
Taí um momento em que eu tento ser legal, MAS NÃO DEIXAM!!
concordo plenamente......
ResponderExcluir